domingo, 6 de dezembro de 2009

Assim caminha a humanidade... (Minha redação do ENEM 2009)

Ultimamente se tornaram comuns, quase que diárias, as notícias e mais notícias sobre os "erros de percurso" do nosso governo. Desde escândalos incabáveis à políticos ingênuos que não sabem de nada, o Brasil caminha a largos passos para o buraco. Mas... será que a população liga para tudo isso?
Se para o buraco temos passos largos de políticos despreocupados em ganhar muito em cima de nossas costas, proporcionalmente temos passos curtos e sem vontade de um povo mais despreocupado ainda, que parece não sentir o peso do fardo que carrega. Grande parte desta população carece de força de vontade para lutar pelos seus direitos, e apesar de ver um absurdo atrás do outro permanece ali, sentado no sofá de seu lar assistindo a um programa global.
Talvez por isso sejamos conhecidos pelo velho "jeitinho brasileiro"; o jeito já ultrapassado de não se preocupar com nada e achar que, num passe de mágica, tudo se resolve. Não é bem por aí. Nós, cidadãos, temos direitos que só não exercemos por desleixo, por simplesmente jogarmos tudo para debaixo do tapete. Somos um país de riquezas e oportunidades inexploradas que não são valorizadas pelo povo que não tem coragem de lutar por aquilo que querem (e podem) ter.
Os problemas estão se aglomerando, quando o que devia estar bagunçado era a consciência de todos. Devemos ter em mente que isso não é ético, quanto mais brincadeira. Precisamos ser mais nacionalistas e acabar com esses quadros-negros presentes, não só nas salas-de-aula como deveriam, mas em todos os cantos do país.

Nenhum comentário: